PALLASMAA, Juhani. The Thinking Hand: Existencial
and Embodied Wisdom in Architecture. John Wiley & Sons, 2009. Reino
Unido.
Figura 1: Capa do Livro
“Estamos conectados com
o mundo através de nossos sentidos.” (pg. 13 - introdução) [1]
Este livro é
uma continuação da ideia de outro livro do mesmo autor: The Eyes of the Skin: Architecture and the Senses (Academy, 1995 e
Jonh Wiley & Sons, 2005). O autor investiga a relação entre emoção e
imaginação, inteligência e o fazer. Abordando a arte e a arquitetura, através
da análise da experiência através da mão. Nos agradecimentos de The Thinking Hand (figura 1), o autor
faz menção a dois livros que o ajudaram em seus estudos para escrever este livro,
eles são: The Hand: How Its Use Shapes
the Brain, Language, and Human Culture for anatomical and neurological facts. – Frank R. Wilson; e O Artífice – Richard Sennet.
O livro fala
sobre o potencial da mão humana. Segundo o autor, a expressão através da mão do
artista é a ligação entre o que ele imagina e a imagem de fato. Ressaltando
assim a ligação entre experiência e imaginação através da mão. Pallasmaa trata
da união entre as habilidades mentais e manuais no processo de trabalho
artesanal. Apresenta uma pesquisa à respeito das essências da mão, contemplando
a evolução biológica e o seu papel cultural. Ressalta a importância da união
entre olho – mão – mente para a habilidade.
“Para o esportista, artesão, mágico e artista, a
colaboração contínua e inconsciente
do olho, da mão e da mente
é fundamental. Como o desempenho é aperfeiçoado gradualmente, a percepção, a ação da mão e o
pensamento perdem a sua independência e se transformam em um sistema único e coordenado de reação
e resposta”. (pg.82 - Capítulo 3: Eye – Hand – Mind Fusion)[2]
Enfatiza sua análise
à respeito do uso da mão para a arquitetura, através do desenho. A
prática de utilizar a mão no desenho de arquitetura, como uma ferramenta em si,
é uma experiência natural baseada na imaginação, diferente de quando se faz uso
do computador. O processo prático ocorre através da experimentação e para Pallasmaa
o objeto, filosoficamente, se transforma em quem o faz, porque no processo de
criação projetamos nossas emoções e sentimentos.
“Cada croqui e desenho
contém uma parte daquele que o fez e seu mundo mental, ao
mesmo tempo que representa um
objeto ou vista no mundo real, ou em um universo
imaginário. Todo desenho é também uma escavação no passado e na
memória do desenhista.” (pg. 91 - Capítulo 4 – The Drawing Hand)[3]
Para
completar, o autor também discute a mão na arquitetura dizendo que o arquiteto
sempre necessita de outras mãos para ajudá-lo, seja no studio/escritório ou na
obra, para executar o seu projeto.
REFERÊNCIAS:
http://www.amazon.com/ThinkingHandArchitecturalDesignPrimer/dp/0470779284/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1337615978&sr=8-1
(acessado em 21/05/2012)
http://archidose.org/wp/2010/10/04/the-thinking-hand/
(acessado em 21/05/2012)
http://alexodom.com/hand/writings/analysis-of-juhani-pallasmaa/
(acessado em 21/05/2012)
Daniela Risso de Barros
[1]
Tradução da autora: “We are connected with the world through our senses.”
[2]
Tradução da autora: “For the sportsman, craftsman, magician and artist alike,
the seamless and unconscious collaboration of the eye, hand and mind is
crucial. As the performance is gradually perfected, perception, action of the
hand and thought lose their independence and turn into a singular and
subliminally coordinated system of reaction and response.”
[3]
Tradução da autora: “Each sketch and drawing contains a part of the maker and
his/her mental world, at the same time that it represents an object or vista in
the real world, or in an imagined universe. Every drawing is also an excavation
into the drawer’s past and memory.”
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