terça-feira, 12 de junho de 2012

THE THINKING HAND: EXISTENCIAL AND EMBODIED WISDOM IN ARCHITECTURE


PALLASMAA, Juhani. The Thinking Hand: Existencial and Embodied Wisdom in Architecture. John Wiley & Sons, 2009. Reino Unido.

Figura 1: Capa do Livro

“Estamos conectados com o mundo através de nossos sentidos.” (pg. 13 - introdução) [1]

Este livro é uma continuação da ideia de outro livro do mesmo autor: The Eyes of the Skin: Architecture and the Senses (Academy, 1995 e Jonh Wiley & Sons, 2005). O autor investiga a relação entre emoção e imaginação, inteligência e o fazer. Abordando a arte e a arquitetura, através da análise da experiência através da mão. Nos agradecimentos de The Thinking Hand (figura 1), o autor faz menção a dois livros que o ajudaram em seus estudos para escrever este livro, eles são: The Hand: How Its Use Shapes the Brain, Language, and Human Culture for anatomical and neurological facts.  – Frank R. Wilson; e O Artífice – Richard Sennet.
O livro fala sobre o potencial da mão humana. Segundo o autor, a expressão através da mão do artista é a ligação entre o que ele imagina e a imagem de fato. Ressaltando assim a ligação entre experiência e imaginação através da mão. Pallasmaa trata da união entre as habilidades mentais e manuais no processo de trabalho artesanal. Apresenta uma pesquisa à respeito das essências da mão, contemplando a evolução biológica e o seu papel cultural. Ressalta a importância da união entre olho – mão – mente para a habilidade.
“Para o esportista, artesão, mágico e artista, a colaboração contínua e inconsciente do olho, da mão e da mente é fundamental. Como o desempenho é aperfeiçoado gradualmente, a percepção, a ação da mão e o pensamento perdem a sua independência e se transformam em um sistema único e coordenado de reação e resposta”. (pg.82 - Capítulo 3: Eye – Hand – Mind Fusion)[2]
Enfatiza sua análise à respeito do uso da mão para a arquitetura, através do desenho. A prática de utilizar a mão no desenho de arquitetura, como uma ferramenta em si, é uma experiência natural baseada na imaginação, diferente de quando se faz uso do computador. O processo prático ocorre através da experimentação e para Pallasmaa o objeto, filosoficamente, se transforma em quem o faz, porque no processo de criação projetamos nossas emoções e sentimentos.
“Cada croqui e desenho contém uma parte daquele que o fez e seu mundo mental, ao mesmo tempo que representa um objeto ou vista no mundo real, ou em um universo imaginário. Todo desenho é também uma escavação no passado e na memória do desenhista.” (pg. 91 - Capítulo 4 – The Drawing Hand)[3]
                Para completar, o autor também discute a mão na arquitetura dizendo que o arquiteto sempre necessita de outras mãos para ajudá-lo, seja no studio/escritório ou na obra, para executar o seu projeto.

REFERÊNCIAS:
http://www.amazon.com/ThinkingHandArchitecturalDesignPrimer/dp/0470779284/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1337615978&sr=8-1 (acessado em 21/05/2012)
http://archidose.org/wp/2010/10/04/the-thinking-hand/ (acessado em 21/05/2012)
http://alexodom.com/hand/writings/analysis-of-juhani-pallasmaa/ (acessado em 21/05/2012)

Daniela Risso de Barros 


[1] Tradução da autora: “We are connected with the world through our senses.”
[2] Tradução da autora: “For the sportsman, craftsman, magician and artist alike, the seamless and unconscious collaboration of the eye, hand and mind is crucial. As the performance is gradually perfected, perception, action of the hand and thought lose their independence and turn into a singular and subliminally coordinated system of reaction and response.”
[3] Tradução da autora: “Each sketch and drawing contains a part of the maker and his/her mental world, at the same time that it represents an object or vista in the real world, or in an imagined universe. Every drawing is also an excavation into the drawer’s past and memory.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário