quarta-feira, 27 de junho de 2012

MUTATIONS


Editora: Actar Editorial
ISBN: 8495273519
Autores: Rem Koolhaas Harvard Project on the city,Stefano Boeri, Sanford Kwinter, Nadia Tazi, Hans Ulrich Obrist.

© 2001

Conteúdo:WORLD = CITY

Analise de processos de mutação urbana

 

Em “Mutações” Rem Koolhaas apresenta um atlas de novos espaços urbanos, com investigações desenvolvidas ao longo de um ano no curso de pós-graduação - Harvard Project on the City. São analisados assuntos relacionados com a condição urbana através da abordagem de temas como o impacto dos shopping centers nas cidades; a sistematização das estruturas e relacionamentos na prototípica cidade romana (How to Build a City); o espraiamento de Lagos, gigantesca cidade no oeste africano que é altamente funcional, apesar da falta de infraestrutura, ou o desenvolvimento sem precedentes da região do Delta do Rio Pearl (PRD).

O resultado desses projetos está reunido no livro, que traz também ensaios fotográficos – da Europa, América, China e África urbana, descrições de lugares específicos como Pristina e Benelux, textos de vários colaboradores, entre os quais: Sanford Kwinter e Daniela Fabricius, Stefano Boeri, Hans Ulrich Obrist, Nadia Tazi, Jean Attali, Moulier Boutang, Saskia Sassen, Bart Lootsma. Ainda, intercaladas com textos, mapas e fotografias, o livro traz estatísticas sobre o estado atual e futuro da cidade, apresentadas de forma altamente gráfica.

A primeira vista, o todo não é coerente e o leitor volta-se para o que for de maior interesse pessoal, no entanto, uma análise mais aprofundada, revela que os diferentes pontos de vista juntos, formam um retrato das poderosas forças que compõem a cidade moderna, que embora feita por nós, está além da nossa capacidade de controle. Em “Mutations” Koolhaas conclui que as cidades estão em processo de mutação à medida que a globalização e a urbanização transformam o meio ambiente e a forma tradicional arquitetônica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário