terça-feira, 5 de junho de 2012

A FORÇA ESTÁ NA MENTE. O FAZER ARQUITETÔNICO



A força está  na Mente. O fazer Arquitetônico.
ISBN 978-3-7643-8980-2
Editora: Elke Krasny (ek)
Autores: Gudrun Hausegger, Elke Krasny, Robert Temel (rt), Dietmar Steiner, Gerhard Vana


© 2008 
Architekturzentrum Wien und AutorInnen
Birkhäuser Verlag AG
Basel ∙ Boston ∙ Berlin
P.O. Box 133, CH-4010 Basel, Schweiz 
Ein Unternehmen der Fachverlagsgruppe Springer Science + Business Media



Conteúdo

Trabalho de Campo: Visitas a vinte escritórios de arquitetura.


Quando Elke Krasny iniciou a pesquisa de campo em arquitetura para escrever o livro, tinha em mente a seguinte pergunta: como as relações e as constelações entre arquitetos, suas ferramentas e seu ambiente de trabalho se combinam no processo de concepção do projeto?
Atravéz de visitas a 20 escritórios de arquitetura – em meio a aquarelas, peças Lego, objetos folclóricos, livros, esculturas, objetos e instrumentos encontrados nos escritórios visitados, utilizados no ato de descobrir ideias e projetar – a autora entra em contato com a filosofia pessoal e com a maneira de trabalhar de cada um dos arquitetos.
A questão investigada não era tanto “o que” os arquitetos projetavam, mas “como”. De onde vem a inspiração? Quando que começa o ato de projetar? Como se dá o processo de projeto e quando o mesmo chega ao fim? A autora pergunta-se e observa que no discurso dos arquitetos, tais questões eram raramente colocadas.
O livro oferece um visão “por tráz da cena” de 20 escritórios de arquitetura conceituados, de diferentes nacionalidades, apresentando vislumbres autênticos do mundo criativo indivudual dos 20 arquitetos. Descreve o passo a passo do processo de projeto atravéz de “instantâneos” dos escritórios e textos com citações de conversas com os arquitetos e suas equipes.
Suspeitando que a as ferramentas usadas exercem grande influencia no ato de projetar, no desenvolvimento do projeto e na representação e na própria arquitetura, interessa-se pela pesquisa do ferramental utilizado pelos diversos arquitetos no desenvolvimentos de seus projetos. De que forma os programas de computador, por exemplo, modificaram os métodos de projeto nas últimas décadas?
Em cada um dos 20 escritórios visitados, uma ferramenta de trabalho é mais característica, algumas são mesmo criadas; o resultado da pesquisa é uma visão geral das ferramentas utilizada por sucessivas gerações de arquitetos para desencadear o processo criativo e dar forma aos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário