terça-feira, 19 de junho de 2012

PLANO B - O DESIGN E AS ALTERNATIVAS VIÁVEIS EM UM MUNDO COMPLEXO


Fanny Schroeder 

Thackara, John,  Plano B - O Design e as Alternativas Viáveis em um Mundo Complexo


O autor do livro, o jornalista e filósofo inglês, John Tackara trabalhou para grandes veículos da imprensa britânica. Seu livro, lançado no Brasil sob o título Plano B - O Design e as Alternativas Viáveis em um Mundo Complexo foi originalmente editado pelo MIT Press em 2005, com o titulo: In the Bubble Designing in a Complex World.

Este livro é tido por alguns críticos como uma leitura obrigatória para designers e não-designers - principalmente para quem quer descobrir que a sustentabilidade pode estar no nosso dia a dia. O autor descreve possibilidades de projetos já desenvolvidos por ele ou por colegas, em setores como transportes, alimentação, embalagem, interação, educação e informação. As inspirações podem servir para muitos designers que queiram conhecer novas possibilidades de empreender, ainda por cima, de maneira sustentável.

Plano B aborda temas como Leveza, Velocidade, Mobilidade, Local, Presença. Thackara mostra por que o papel do design é tão importante, promovendo mudanças na sociedade, desde projetos de ponta a pequenas experiências mais comuns. A partir do cotidiano e das iniciativas locais é que encontramos as melhores ideias de design para uma sociedade mais sustentável.

A inteligência dos produtos e serviços não está somente na tecnologia utilizada, mas sim em entender os complexos sistemas e como a nossa sociedade funciona, dos meios de transportes e comunicação ao abastecimento de alimentos nas grandes cidades. E principalmente, em privilegiar as pessoas, antes de qualquer recurso tecnológico de última geração, nas decisões de design. Pense mais em serviços e infra-estrutura, e menos em produtos físicos.

Soluções que surgem em atividades rotineiras de qualquer pequena vila ou grande cidade, que respeitam o contexto, mas que são capazes de mover profundas mudanças. No sentido amplo da palavra design, qualquer pessoa comum que cria soluções para resolver um problema diário, pode ser considerado um designer e para resumir as ideias apresentadas pelo autor, ele propõe seis referências para o design da atualidade:


do projeto e planejamento a sentir e reagir;

do alto conceito ao profundo contexto;
do design de cima para baixo aos efeitos periféricos;
da ficção científica à ficção social;
do design para pessoas ao design com as pessoas;
do design como projeto ao design como serviço de produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário