sábado, 2 de junho de 2012

O Artífice


SENNETT, Richard. O Artífice. Editora Record. 2009. Rio de Janeiro.




   
Figuras 1 e 2: Capas do livro em inglês (à esq.) e português (à dir.).

Em O Artífice (figuras 1 e 2), o autor trata do artesão e do artesanato, concentrando-se na habilidade artesanal, que ele define como “a capacidade de fazer bem as coisas.” (prólogo, pg. 19). Ele discute o “por que” e o “como” fazemos as coisas, afirmando que o ato de fazer é também um ato de pensar, e assim a mão e a cabeça do artífice estão conectadas no processo de trabalho. Segundo Sennett, “as pessoas podem aprender sobre si mesmas através das coisas que fazem” (prólogo, pg.18), dessa forma o que produzem é impregnado de suas marcas, e sua produção, portanto, expressa quem são. No decorrer do livro, são dados exemplos de trabalhos manuais como formas de pensar por meio do fazer.
É através do trabalho e da experiência na prática que o artesão desenvolve habilidades e competências diversas. Além disso, ele possui engajamento e motivação no seu trabalho, possuindo assim, “(...) o desejo de um trabalho bem feito por si mesmo.” (prólogo, pg.19).
Sennet também descreve os espaços de trabalho onde se dá a produção dos artífices, levantando questões como a transferência do conhecimento através da experiência dos mestres assim como o caráter coletivo de uma atividade de trabalho.
A capacitação do artesão, da qual discute o autor, depende do treinamento. Dessa forma, a aprendizagem da técnica envolve repetição. Essa repetição também possibilita ao aprendiz a reflexão e a consciência sobre o seu trabalho e sua produção. “A habilidade é um prática decorrente de treinamento (...)” (O artífice inquieto, pg. 64). As ferramentas ou máquinas, utilizadas no processo de trabalho, também levam o artesão a pensar sobre si mesmo.

REFERÊNCIAS:
http://www.fundacentro.gov.br/rbso/BancoAnexos/RBSO%20121%20Resenha.pdf (acessado em 26/05/12)
http://www.mariosantiago.net/Textos%20em%20PDF/RS.%20Sinopse%20de%20O%20art%C3%ADfice.pdf (acessado em 26/05/12)
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2009/07/17/o-artifice-richard-sennett-discute-tecnica-como-questao-cultural/ (acessado em 26/05/12)
http://www.richardsennett.com/site/SENN/Templates/General.aspx?pageid=40 (acessado em 26/05/12)

Daniela Risso de Barros – 30/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário