segunda-feira, 25 de junho de 2012

THE REFLECTIVE PRACTIONER


SCHÖN, Donald A. The Reflective Practitioner – How Professionals Think in Action. Editora Ashgate. England, 2007.


“Our knowing is ordinarily tacit, implicit in our patterns of action and in our feel for the stuff with which we are dealing. It seems right to say that our knowing is in our action. Similarly, the workaday life of the Professional depends on tacit knowing-in-action.” (“Nosso saber é normalmente tácito, implícito em nossos padrões de ação e em nosso sentimento para as coisas com as quais estamos lidando. Parece certo afirma que o nosso conhecimento está em nossa ação. Da mesma forma, a vida cotidiana do Profissional depende do conhecimento tácito da ação.") – SCHÖN, 2007 - pg 49
Donald A. Schon, em The Reflective Practitioner – How Professionals Think in Action (figura 1) discute que tipo de conhecimento os profissionais da prática estão envolvidos e se existe um rigor intelectual nessa prática profissional. Seu trabalho é sobre o que ele chama de “epistemologia da prática” (“epistemology of practice”, SCHÖN, 2007 - pg.vii), o estudo da validade do conhecimento na prática. Discorre ainda sobre a reflexão do conhecimento intuitivo que ocorre no momento da ação. Segundo Schon, “os profissionais da prática exibem um tipo de conhecimento desta, que é na maioria das vezes tácito” (“They exhibit a kind of knowing-in-practice, most of which is tacit.”, SCHÖN, 2007 - pg.vii), assim para estes profissionais a sua experiência é muito importante, e o seu conhecimento normalmente é maior do que são capazes de explicar.
                Os profissionais da prática estão envolvidos em conflitos de valor, objetivos, metas e interesses. O autor discute o conhecimento na prática assim como a reflexão na prática. O conhecimento durante a ação é aquele que é espontâneo, não é necessário pensar para realizar certas ações ou julgamentos. Às vezes os praticantes não percebem o que estão fazendo e simplesmente fazem. Já a reflexão durante a ação é uma improvisação que dá coerência ao todo, permite ao praticante analisar e criticar o conhecimento tácito que faz parte das experiências repetidas da prática especializada e permite a ele dar novo sentido às situações de incerteza e singularidade que ele pratica. Cada profissional da prática trata seu caso como único, uma vez que as situações na prática são caracterizadas por eventos únicos também, por isso ele não pode se utilizar de padrões teóricos ou técnicos, já que a ação refletida envolve experimento.
                Na conclusão do livro, o autor diz que a sua preocupação é a de mostrar como o profissional pode ser transformado quando se comporta como um profissional reflexivo da prática. Este profissional admite não ser o único nesta situação a possuir conhecimento relevante para resolver o problema em questão, considera também que as suas incertezas podem ser fonte de aprendizado para ele e para todos os envolvidos no processo. Ele tende a questionar a sua tarefa, as teorias sobre a ação e as medidas de desempenho por quais é controlado.

REFERÊNCIAS:
- http://www.sopper.dk/speciale/arkiv/book49.pdf (acessado em 20/06/2012)
- http://www.ashgate.com/isbn/9781857423198 (acessado em 20/06/2012)
- SCHÖN, Donald A. The Reflective Practitioner – How Professionals Think in Action. Editora Ashgate. England, 2007.

Daniela Risso de Barros 

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