quinta-feira, 5 de julho de 2012

RESUMO PROJETO: PERCURSOS E PROJETOS DO N/NE DE ARQUITETAS E ARQUITETOS

Resumo Este projeto de pesquisa visa identificar e descrever, nos moldes do rigor acadêmico, um conjunto significativo de elementos que compõem o que chamamos de "prática projetual" na arquitetura e urbanismo brasileiros, e dos modos como podem ser empregadas e reconhecidas como válidas na condução de pesquisas acadêmicas, na graduação (iniciação científica) e na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Reconhecendo os esforços nesse sentido que vêm sendo empreendidos por pesquisadores brasileiros (Anelli, 2009; Marques, 2009; Veloso e Elali, 2010; Campos e Silva, 2010; Lima e Zein, 2011; Lima et. al. 2011, Kowaltowski, 2011), busca inserir-se no bojo destas iniciativas, partindo do pressuposto de que 1.) pesquisadores e orientadores nas áreas de arquitetura, urbanismo e design podem beneficiar-se com enunciados claros e bem descritos sobre os modos pelos quais é possível utilizar métodos projetuais como parte da elaboração de suas pesquisa de doutorado, mestrado ou iniciação científica; 2.) pesquisadores (membros de bancas avaliadores e de agências de fomento) encarregados da avaliação de pesquisas acadêmicas que contenham elementos de prática projetual de arquitetura e urbanismo, podem beneficiar-se com a proposição de indicadores consistentemente construídos sobre como a prática projetual pode ser empregada e validada na pesquisa acadêmica; 3.) jovens pesquisadores podem ganhar ao receber treinamento apropriado na reflexão e utilização de métodos projetuais em pesquisas acadêmicas - desde a Iniciação científica até o doutorado. 

A presente proposta, intitulada: "Percursos e Projetos: Arquitetas e Arquitetos do N/NE" , concentra sua atenção no estudo das práticas projetuais de profissionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Constitui-se em um dos três segmentos do projeto "Percursos e Projetos: Arquitetura e Design". Os outros dois segmentos já encontram-se implantados e com financiamento, e tem como foco o estudo das práticas projetuais de profissionais da região Sudeste do Brasil. O primeiro segmento é denominado "Feminino e Plural: Percursos e Projetos de Arquitetas e Arquitetos" (Financiamento FAPESP - 2011/2012) e o segundo "Feminino e Plural: Percursos e Projetos de Arquitetas e Designers" (Financiamento Mackpesquisa 2011/2012). Os três segmento acima descritos dão continuidade a um projeto de pesquisa anterior, denominado "PAAPP - Pesquisa Acadêmica em Áreas de Prática Projetual", (financiamento Mackpesquisa 2010/2011). Naquela oportunidade foram levantadas e analisadas - no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - todas as teses de doutorado e dissertações de mestrado contendo elementos de prática projetual como parte essencial da argumentação. As conclusões daquele trabalho apontam para dois indicadores de avaliação das pesquisas acadêmicas em áreas de prática projetual: 1.) o indicador projetual - em que o pesquisador utiliza análises visuais, recorrendo a plantas, cortes, elevações, croquis, fotografias e outros tipos de esquemas gráficos para substanciar ou construir sua argumentação, que se complementa com o indicador 2.) o indicador crítico, histórico/historiográfico - em que o pesquisador busca situar o objeto de sua pesquisa em contextos históricos e culturais, delimitando-o por meio de recursos historiográficos. Foi possível constatar, na análise das teses e dissertações levantadas naquele projeto a ausência da reflexão, por parte de seus autores, sobre o papel e o peso da experiência profissional em prática projetual na construção da argumentação. Nenhum dos pesquisadores apresenta, no texto de suas dissertações ou teses, ponderações a respeito de seus processos de aquisição de conhecimento via prática profissional que foram, ou poderiam ser, empregados na construção de sua argumentação na pesquisa acadêmica. 

Embora seja possível observar a presença de elementos que sugerem variados graus de expertise profissional em projeto, há uma lacuna quanto às reflexões sobre como esse elemento interfere na condução das pesquisas acadêmicas em arquitetura e urbanismo. Essa é uma das razões pelas quais o presente projeto visa explorar elementos da prática projetual tal como manejadas e explicadas por profissionais. Para tanto, profissionais selecionados serão convidados a proferir palestra na FAU-Mackenzie sobre sua prática projetual e entrevistados. Também serão gentilmente solicitados a fornecerem material gráfico produzido no âmbito de determinadas obras consideradas importantes no entendimento de sua produção. Nesse sentido, como ficou dito acima, é que estabeleceram-se os três segmentos de pesquisa: no primeiro, financiado pela FAPESP, serão estudadas seis arquitetas da região SE do Brasil; no segundo, financiado pelo Mackenzie, serão estudadas outras três arquitetas mais três designers mulheres, também da região SE. No atual segmento, em que pleiteamos o financiamento do Cnpq, pretendemos estudar oito profissionais, quatro mulheres e quatro homens, das regiões N e NE do Brasil. Futuramente pretendemos estender o mapeamento para as outras regiões do Brasil. Porque somente mulheres nos dois primeiros segmentos? A incorporação da abordagem das relações de gênero tem sido adotada nas pesquisa conduzidas pela pesquisadora coordenadora deste projeto. O pressuposto fundamental é o de que as experiências de vida são um substrato essencail na prática projetual. E as experiências de vida carregam, dentre outras, marcas da cultura, da classe social e de gênero. Os dois primeiros projetos visavam estudar apenas mulheres no sentido de buscar compensar o menor reconhecimento atribuído às mulheres nas áreas de prática projetual. 

Neste terceiro projeto revimos essa posição. A partir desse projeto passamos a dar mais ênfase às relações de gênero, e não apenas ao gênero feminino. Por fim, é necessário pontuar que, em paralelo à realização desta pesquisa estão sendo orientadas, pela proponente, pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado complementares ao tema deste projeto. Destaca-se especialmente a pesquisa de mestrado "Métodos Projetuais em Arquitetura: Mapeamento da Produção Acadêmica Brasileira", pela pesquisadora Andraci Maria Atique. O objetivo deste mestrado é o levantamento - em todos os programas de pós-graduação stricto sensu em arquitetura e urbanismo brasileiros - da produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado que declaradamente empregam elementos de prática projetual. Estes trabalhos serão analisados à luz da metodologia desenvolvida pelo PAAPP, e formarão um importante substrato de produção acadêmica a ser analisado em contraponto à análise das práticas projetuais que serão empreendidas no presente projeto. Tendo em vista as limitações de tempo e de pessoal na referida pesquisa de mestrado, neste caso serão levantados e analisados apenas os trabalhos disponibilizados on-line por seus programas de pós- graduação. As orientandas Daniela Risso de Barros e Alessandra Stefani também estão pesquisas relacionadas. 

Em suma, as etapas de realização desta pesquisa envolvem, em primeiro lugar, empreender revisão bibliográfica e construção de bases teóricas que forneçam subsídios para a seleção e análise das práticas projetuais de profissionais de arquitetura e urbanismo das regiões Norte e Nordeste do Brasil; em segundo lugar, levantar, identificar e descrever elementos utilizados nos processos da prática projetual em arquitetura e urbanismo no Brasil, notadamente nas regiões Norte e Nordeste, utilizando como fonte primária as informações colhidas por meio de entrevistas a profissionais da área, palestras a serem proferidas por estes profissionais e análise de seus projetos selecionados. Em terceiro lugar, pretende-se desenvolver, com apoio de sólido referencial teórico, enunciados sobre os modos como os instrumentos da prática projetual identificados e descritos ao longo das entrevistas podem ser utilizados de forma válida na construção do conhecimento acadêmico no âmbito de graduação (iniciação científica) e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).  

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