segunda-feira, 14 de maio de 2012

ARTIGO PROFESSORA FÚLVIA ROSEMBERG

LINK PARA O ARTIGO COMPLETO
EDUCAÇÃO FORMAL, MULHER E GÊNERO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO



Resumo: O objetivo do artigo é evidenciar o descompasso entre a situação de homens e
mulheres no sistema educacional brasileiro e as metas nacionais e internacionais de igualdade
de oportunidades de gênero na educação. Para tanto analisa e interpreta estatísticas
educacionais, resoluções das conferências internacionais da década de 1990 e documentos
de instâncias multilaterais, governamentais e não-governamentais sobre a questão. Conclui
assinalando o caráter ideológico de várias interpretações, sugerindo a necessidade de
aprofundamento teórico sobre o tema.



Palavras-chave: educação e gênero, organizações multilaterais, governo brasileiro,
movimento de mulheres, dados estatísticos

FÚLVIA ROSEMBERG possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado no Laboratoire de bio/psychologie de l'enfant - École Pratique des Hautes Études Université de Paris (1969), título reconhecido pela PUC-SP em 1985.Atualmente é pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e professora titular em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Fundação Carlos Chagas é coordenadora, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Estudos sobre Ideologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: construção social da infância, educação infantil, políticas públicas, relações raciais, relações de gênero, socialização e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário